Seguidores

domingo, 14 de março de 2010

Ricos e pobres: qual é a diferença?




A diferença entre países pobres e os ricos não é a idade. Índia e o Egito têm mais de 2.000 anos e são pobres. Canadá e Nova Zelândia, que há 150 anos eram inexpressivos, hoje são ricos e desenvolvidos.


A diferença entre países pobres e ricos também não reside nos recursos naturais disponíveis. O Japão tem território limitado, com 80% montanhosos, inadequado para a agricultura e criação de gado, mas é a segunda economia mundial. É como uma imensa fábrica flutuante de matéria prima de todo o mundo e exportando produtos manufaturados.


Outro exemplo é a Suiça, que não planta cacau, mas tem o melhor chocolate do mundo. Em seu pequeno território cria animais e cultiva o solo por quatro meses por ano. Fabrica laticínios da melhor qualidade. É um país pequeno que passa uma imagem de segurança, ordem e trabalho, o que o transforma no caixa-forte do mundo.


Executivos de países ricos que se relacionam com seus pares de países pobres mostram que não há diferença intelectual significativa. Raça ou cor da pele também não são importantes. Imigrantes rotulados como preguiçosos no país de origem são a força produtiva de países europeus ricos.


Qual será a diferença? Está no nível de consciência do povo, do seu espírito. Evolução de consciência deve-se constituir objetivo do estado em todos os níveis de poder. Bens e serviços são meios.


Educação (para a vida) e a cultura ao longo dos anos devem plasmar a consciência coletiva estruturada nos valores eternos de sociedade: moralidade, espiritualidade e ética.


Escrito por Jorge Bassitt, engenheiro civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário