Seguidores

sábado, 8 de dezembro de 2012

XÔ TRISTEZA




Hoje, dia 8 de dezembro de 2012 marca o dia do XÔ TRISTEZA.

Hoje realiza-se a última das cerimônias fúnebres preconizadas como práxis  imediatas ao falecimento de um membro da Igreja Católica. Será realizada a Missa de 7º Dia do falecimento do meu amigo, irmão, protetor Samir.

Tenho certeza de que ele, se estivesse aqui conosco não estaria muito feliz com isso não, porque esses cultos-celebrações-cerimônias são formas de se manter abertas as feridas e ele, pragmático como só, não gostaria de ver as pessoas que ele ama sofrendo com dor, mágoa, tristeza.

Assim sendo, hoje declaro encerrado o período de dor pela morte do Samir e aberta a estação de ter saudade e de trabalhar para preservar e cultuar tudo aquilo de bom que ele fez por nós – seus amigos e família – e pela sua cidade – São Simão.

Hoje declaro renascidos a garra, a coragem, e o amor de Samir por sua terra e conclamo a todos os que o amam a vir comigo.

É chegado o momento de deixarmos de lamentar sua ausência e passarmos a louvar seu trabalho, suas idéias, seu amor por tudo e por todos.

Venham amigos, venham comigo nessa empreitada.

Deixemos para trás o que de ruim aconteceu e, quanto às pessoas, essas o próprio tempo se encarregará de mostrar em quem acreditar e em quem confiar.

Vamos dar tempo ao tempo. Ele é o senhor de todas as verdades, mas enquanto o tempo passa, não vamos deixá-lo passar em vão.

Samir era, é, e sempre será o maior amante de São Simão, o mais apaixonado, o muito generoso, o mais cuidadoso.

Nós somos seus  amigos, parentes, companheiros.

Vamos unir essas duas vertentes: SAMIR + TODOS NÓS e fazer de São Simão o lugar dos sonhos para se viver.

E então, com a licença  do poeta,  vamos declamar assim..
.
"E quando eu estiver mais triste


Mas triste de não ter jeito


Quando de noite me der

Vontade de me matar

— Lá sou amigo do rei —

Terei a mulher que eu quero

Na cama que escolherei

Vou-me embora pra”...SÃO SIMÃO 


 (Vou me embora pra Pasárgada - Manuel Bandeira)




2 comentários:

  1. Como sempre,esplendida no trato com as palavras,emocionante com a dedicação ao grande amigo que partiu,FASCINANTE com o amor dedicado à cidade que a acolheu.

    ResponderExcluir